Mário de andrade e a especificidade do gênero epistolar: o esboço de uma teoria Reportar como inadecuado




Mário de andrade e a especificidade do gênero epistolar: o esboço de uma teoria - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 65

Autor: Maria Regina Barcelos Bettiol

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405649590012


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Barcelos Bettiol, Maria Regina Mário de Andrade e a especificidade do gênero epistolar: o esboço de uma teoria Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
65, diciembre, 2016, pp.
227-236 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405649590012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Mário de Andrade e a especificidade do gênero epistolar: o esboço de uma teoria [ Mário de Andrade and epistolary genre specificity: the outline of a theory Maria Regina Barcelos Bettiol1 RESUMO • A correspondência do escritor Mário de Andrade foi a mais representativa do século XX.
Mário em seu exercício epistolar ou, melhor dizendo, em sua intermediação entre teoria e práxis, mesmo de forma pouco sistematizada, esboça os contornos de uma teoria sobre o gênero epistolar, discute a especificidade do gênero, o seu trânsito pela esfera do literário e aconselha ainda os jovens escritores brasileiros a começar o seu ingresso no mundo das letras pelo texto epistolar.
A concepção de gênero epistolar de Andrade se inscreve numa noção mais ampla que entende o epistolar como um gênero híbrido propício à eclosão de outras formas literárias devendo, portanto, ser praticado por todos os nossos escritores e pensado igualmente como um gênero de vital importância para compreendermos o processo de formação da Literatura Brasileira.
• PALAVRAS-CHAVE • Gênero epistolar; história; especificidade; hibridismo; Literatura Brasileira.
• ABSTRACT • The correspondence of writer Mario de Andrade was the most representative of the twentieth cent...





Documentos relacionados