O -modelo são paulo-: uma descompactação antiurbanidade na gênese da metrópole Reportar como inadecuado




O -modelo são paulo-: uma descompactação antiurbanidade na gênese da metrópole - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fernanda Padovesi Fonseca ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 65

Autor: Jaime Tadeu Oliva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405649590003


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Oliva, Jaime Tadeu; Padovesi Fonseca, Fernanda O “modelo São Paulo”: uma descompactação antiurbanidade na gênese da metrópole Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
65, diciembre, 2016, pp.
20-56 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405649590003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O “modelo São Paulo”: uma descompactação antiurbanidade na gênese da metrópole [ “São Paulo model”: an anti-urbanity decompression in the genesis of the metropolis Jaime Tadeu Oliva1 Fernanda Padovesi Fonseca2 RESUMO • Procurando descrever o modelo de expansão da cidade de São Paulo no período compreendido entre a virada do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o artigo interpreta esse processo tendo como referência uma dada história da urbanidade da cidade.
Na interpretação destaca-se a identificação e descrição do que foi denominado como elementos urbanos dispersores (ou descompactadores) da cidade. Esses elementos participaram de um processo de produção de um vasto espaço urbano marcado pelas baixas densidades demográficas e pelo uso excessivamente homogêneo dos seus segmentos, logo podem ser designados como fatores constitutivos de uma urbanidade frouxa que caracteriza essa cidade até os dias atuais, fato esse com graves repercussões nas possibilidades de integração social que, em tese, os espaços urbanos devem fomentar.
• PALAVRAS-CHAVE • Urbano; urbanidade; descompactação urbana; elementos dispersores; integração social.
• ABSTRACT • In aiming to describe São Paulo growth patter...





Documentos relacionados