Balanços, visadas críticas Reportar como inadecuado




Balanços, visadas críticas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jaime Tadeu Oliva ; Stelio Marras ;Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 65

Autor: Marcos Antonio de Moraes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405649590001


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil de Moraes, Marcos Antonio; Oliva, Jaime Tadeu; Marras, Stelio Balanços, visadas críticas Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
65, diciembre, 2016, pp.
13-15 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405649590001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Balanços, visadas críticas A edição número 65 encerra o ano de publicações da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros.
Aproveitando a ocasião, realizamos um balanço sumário para indicar algumas questões que operam no dia a dia de um periódico científico.
Em 2016, lançamos três números – além das seções fixas, a revista estampou 35 artigos (11, no n .
63, 14, no n.
64, e 10, no n.
65).
Desses, pelo menos 60% foram assinados por autores que não pertencem à Universidade de São Paulo, e uma boa parte trabalha em instituições fora do estado de São Paulo.
Essa proporção diz respeito a um acordo elaborado pela Scientific Electronic Library Online – SciELO (a biblioteca eletrônica que publica nossa revista), que visa prevenir o comprometimento da qualidade dos artigos, o qual pode, eventualmente, ser produzido pela endogenia, que é, em algumas situações, uma perturbação na dinâmica acadêmica.
Isso não quer dizer que os 40% restantes estejam contaminados por procedimentos de seleção indevidos, pois outro anteparo para garantir escolhas criteriosas, representado pelo recurso a pareceristas gabaritados, assegura de forma consistente a qualidade dos artigos mais do que a própria lógica de distribuição geográfica e institucional antiendogenia.
Situa-se ...





Documentos relacionados