Arqueologia da paisagem urbana: lógicas, ritmos e atores na construção do centro histórico de são paulo 1809-1942 Reportar como inadecuado




Arqueologia da paisagem urbana: lógicas, ritmos e atores na construção do centro histórico de são paulo 1809-1942 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 64

Autor: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405646788013


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Siqueira Bueno, Beatriz Piccolotto Arqueologia da paisagem urbana: lógicas, ritmos e atores na construção do centro histórico de São Paulo (1809-1942) Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
64, 2016, pp.
99-130 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405646788013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Arqueologia da paisagem urbana: lógicas, ritmos e atores na construção do centro histórico de São Paulo (1809-1942) [ Archaeology of cityscape: logics, rhythms and makers in São Paulo old-town fabric (1809-1942) Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno1 Apoio financeiro: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ2 e Projeto Universal 14-2012).Bolsistas: Marcos Calixto Rios (Fapesp), Marina Gonçalves Marques (CNPq) e Sheila Schneck (CNPq). RESUMO • Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) permitem reconstituir paisagens urbanas na longa duração.
Os SIGs Históricos são fundamentais na espacialização de banco de dados complexos, viabilizando a elaboração de cartografias regressivas e temáticas – quadra a quadra, rua a rua, lote a lote –, cruzando informações textuais e visuais.
Propomo-nos a demonstrar nossa metodologia e a linha teórica que a alicerça, bem como evidenciar os resultados adquiridos, desenvolvendo novas pistas de pesquisa e contribuindo para uma melhor compreensão do processo, das dinâmicas e ritmos de produção social da cidade do ponto de vista da sua dimensão material.
• PALAVRAS-CHAVE • Arqueologia da paisagem; mercado imobiliá- rio; história da urbanização; São Paulo.
• ABST...





Documentos relacionados