Lyon, das fontes escritas ao sig histórico – método e exemplos de aplicação Reportar como inadecuado




Lyon, das fontes escritas ao sig histórico – método e exemplos de aplicação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2016, 64

Autor: Bernard Gauthiez

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=405646788009


Introducción



Revista do Instituto de Estudos Brasileiros ISSN: 0020-3874 revistaieb@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Gauthiez, Bernard Lyon, das fontes escritas ao SIG histórico – método e exemplos de aplicação Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.
64, 2016, pp.
21-50 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=405646788009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Lyon, das fontes escritas ao SIG histórico – método e exemplos de aplicação [ Lyon, written historical source GIS – method and examples of developments Bernard Gauthiez1 Texto traduzido do francês por Eliane Kuvasney.
Este artigo é um desdobramento de parte do artigo: GAUTHIEZ, B.; ZELLER, O.
Lyons, the spatial analysis of a City in the 17th and 18th Centuries.
Locating and Crossing data in a GIS Built from Written Sources.
In: RAU, S.; SCHÖNHERR, E.
(Ed.).
Mapping spatial relations, their perceptions and dynamics. Cham-Heidelberg-New York-Dordrecht-Londres: Springer, 2014, p.
97-118 RESUMO • O SIG histórico de Lyon foi desenvolvido a partir do final da década de 1990, com o objetivo de chegar a um novo entendimento da transformação dos espaços urbanos e sociais pela espacialização dos dados à escala dos edifícios.
Pensamos que, por tal salto na precisão de um fator 100, de uma subdivisão por 36 bairros para uma por 3.500 edifícios no período moderno, o mapeamento levaria a novas perspectivas e novos resultados a história urbana.
Isso envolveu o trabalho ao longo de dois séculos de documentos de arquivo, registros de impostos, censos, licenças de construção, alterações de propriedade, a fim de criar bases de dados criticamente pesquisados, seguidos por layers ...





Documentos relacionados