Como está a capacidade funcional de idosos residentes em comunidades com taxa de envelhecimento populacional acelerado? Reportar como inadecuado




Como está a capacidade funcional de idosos residentes em comunidades com taxa de envelhecimento populacional acelerado? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Maria Farias ; Fernanda Dallazen ; Karla Renata Oliveira ; Ana Paula Pillatt ; Camila Korte Fortes ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 4

Autor: Evelise Moraes Berlezi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403847457009


Introducción



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Moraes Berlezi, Evelise; Farias, Ana Maria; Dallazen, Fernanda; Oliveira, Karla Renata; Pillatt, Ana Paula; Korte Fortes, Camila Como está a capacidade funcional de idosos residentes em comunidades com taxa de envelhecimento populacional acelerado? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
4, julio-agosto, 2016, pp.
643652 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403847457009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Como está a capacidade funcional de idosos residentes em comunidades com taxa de envelhecimento populacional acelerado? Analysis of the functional capacity of elderly residents of communities with a rapid population aging rate Evelise Moraes Berlezi1 Ana Maria Farias2 Fernanda Dallazen3 Karla Renata Oliveira4 Ana Paula Pillatt4 Camila Korte Fortes2 Resumo Introdução: O crescimento da população idosa ocorre de forma acentuada no Brasil, diante disso, faz-se necessária uma política de saúde voltada à promoção da saúde e à prevenção de doenças.
Também, a capacidade funcional merece atenção devido ao sofrimento pessoal e familiar, causados pela dependência e pelo aumento da demanda por serviços.
Objetivo: Verificar as condições de saúde e a capacidade funcional de idosos residentes em município de pequeno porte e que apresenta elevada taxa de envelhecimento populacional.
Métodos: Estudo transversal, analítico e não probabilístico, composto por 528 idosos com idade ≥60 anos, de ambos os sexos, avaliados no espaço domiciliar.
As variáveis de interesse fora...





Documentos relacionados