O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras Reportar como inadecuado




O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Antonio da Cruz Gouveia Mendes ; Ana Lucia Andrade da Silva ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 3

Autor: Gabriella Morais Duarte Miranda

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403846785012


Introducción



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Duarte Miranda, Gabriella Morais; Gouveia Mendes, Antonio da Cruz; Andrade da Silva, Ana Lucia O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
3, julio-septiembre, 2016, pp. 507-519 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403846785012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras Population aging in Brazil: current and future social challenges and consequences Gabriella Morais Duarte Miranda1 Antonio da Cruz Gouveia Mendes1 Ana Lucia Andrade da Silva1 Resumo Objetivo: Analisar os desafios atuais e futuros relacionados ao planejamento das políticas públicas e ao envelhecimento populacional.
Método: Foi realizado um estudo de caso utilizando dados quantitativos e qualitativos por meio de dados secundários dos sistemas de informações e entrevistas com atores da política social e de saúde do país.
Resultados: Em 2010, existiam 39 idosos para cada grupo de 100 jovens, em 2040, estima-se 153 idosos para cada 100 jovens.
Para os entrevistados, o país não está preparado para as necessidades geradas por esse envelhecimento populacional, tendo como desafios as adequações da previdência social e sistema de saúde.
O crescimento do número de idosos, seu perfil de morbidade e mortalidade agrava o heterogêneo quadro epidemiológico com doenças, incapacidades e sequelas que exigem do sistema de saúde uma organização...





Documentos relacionados