O envelhecimento, a velhice e o significado de ser avôó na perspectiva de atores profissionais idosos Reportar como inadecuado




O envelhecimento, a velhice e o significado de ser avôó na perspectiva de atores profissionais idosos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Deusivania Vieira da Silva Falcão ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 2

Autor: Ana Cláudia Becker

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403846391009


Introducción



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Becker, Ana Cláudia; Vieira da Silva Falcão, Deusivania O envelhecimento, a velhice e o significado de ser avô(ó) na perspectiva de atores profissionais idosos Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
2, abril-junio, 2016, pp.
289302 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403846391009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O envelhecimento, a velhice e o significado de ser avô(ó) na perspectiva de atores profissionais idosos Aging, old age and the meaning of being grandparents from the perspective of elderly professional actors Ana Cláudia Becker1 Deusivania Vieira da Silva Falcão1 Resumo O presente estudo objetivou investigar a percepção de atores profissionais idosos sobre o envelhecimento, a velhice e o significado de ser avô(ó).
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e transversal.
Aplicou-se entrevista aberta com roteiro semiestruturado, sendo os dados analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin.
A maioria dos atores idosos apresentou discurso revelando um envelhecimento desfavorável e a negação desse processo na vida pessoal.
Todavia, no meio artístico, os entrevistados apresentaram uma imagem favorável do idoso e da juventude, destacando influência favorável da profissão ao próprio envelhecimento e à velhice.
A maioria indicou uma percepção favorável sobre o significado de ser avô(ó) na vida familiar e uma postura neutra em relação à interpretação desse papel no campo profissional.
Conclui-se que a profissão de ator i...





Documentos relacionados