Associações entre significados de velhice e bem-estar subjetivo indicado por satisfação em idosos Reportar como inadecuado




Associações entre significados de velhice e bem-estar subjetivo indicado por satisfação em idosos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sérgio Roberto de Lucca ; Anita Liberalesso Neri ;Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 2016, 19 2

Autor: Efigênia Passarelli Mantovani

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403846391002


Introducción



Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia ISSN: 1809-9823 revistabgg@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Passarelli Mantovani, Efigênia; de Lucca, Sérgio Roberto; Liberalesso Neri, Anita Associações entre significados de velhice e bem-estar subjetivo indicado por satisfação em idosos Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol.
19, núm.
2, abril-junio, 2016, pp.
203222 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=403846391002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Associações entre significados de velhice e bem-estar subjetivo indicado por satisfação em idosos Associations between meanings of old age and subjective well-being indicated by satisfaction among the elderly Efigênia Passarelli Mantovani1 Sérgio Roberto de Lucca1 Anita Liberalesso Neri2 Resumo Objetivos: Investigar os significados atribuídos por idosos aos conceitos de velhice saudável e de ser feliz na velhice, bem como as associações entre os significados e suas avaliações sobre satisfação global e referenciada a domínios.
Método: Esta investigação foi realizada a partir dos dados de um estudo multicêntrico, de corte transversal.
As emissões verbais provenientes de amostras representativas de idosos comunitários (N=1.242, com 65 anos e mais), registradas no banco de dados de duas cidades brasileiras, foram submetidas à análise de conteúdo e comparadas com indicadores de satisfação, considerando-se sexo, idade e renda familiar.
Resultados: Quatro temas e 14 categorias explicaram os dois conceitos: saúde física e funcionalidade (42,1% das emissões), bem-estar psicológico (25,4%), relações interpessoais (23,5%) e ...





Documentos relacionados