Moradia e pertencimento: a defesa do lugar de viver e morar por grupos sociais em processo de vulnerabilização Reportar como inadecuado




Moradia e pertencimento: a defesa do lugar de viver e morar por grupos sociais em processo de vulnerabilização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cadernos Metrópole 2016, 18 36

Autor: Maria Auxiliadora Ramos Vargas

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402846273012


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Ramos Vargas, Maria Auxiliadora Moradia e pertencimento: a defesa do Lugar de viver e morar por grupos sociais em processo de vulnerabilização Cadernos Metrópole, vol.
18, núm.
36, julio-diciembre, 2016, pp.
535-557 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402846273012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Moradia e pertencimento: a defesa do Lugar de viver e morar por grupos sociais em processo de vulnerabilização Housing and sense of belonging: the defense of the Place of living by social groups undergoing vulnerability processes Maria Auxiliadora Ramos Vargas Resumo Habitação é um tema vasto que pode ser considerado a partir de perspectivas diversas.
Este artigo se propõe a refletir sobre a experiência de grupos afetados por desastres e em processo de vulnerabilização social: a defesa da permanência no seu Lugar de viver e morar se contrapondo à ameaça de desterritorialização vivenciada.
Trata-se da experiência de moradia a partir da evidenciação de sentidos que são atribuídos à casa e ao Lugar, apontando para outras dimensões relacionais com o espaço.
O Lugar revela a adoção de formas de viver, morar e se relacionar com o ambiente nem sempre escolhidas ou revela escolhas que se dão a partir de reduzidas possibilidades, desenhando o desigual acesso a bens e serviços oferecidos pela cidade. Abstract Housing is a broad theme that may be viewed from different perspectives.
This article aims at reflecting on the experience of groups affected by disasters and undergoing social vulnerabilit...





Documentos relacionados