Pobreza e mobilidade de renda nas regiões metropolitanas brasileiras Reportar como inadecuado




Pobreza e mobilidade de renda nas regiões metropolitanas brasileiras - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luiz Henrique Lessa ;Cadernos Metrópole 2016, 18 36

Autor: Lilia Montali

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402846273011


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Montali, Lilia; Lessa, Luiz Henrique Pobreza e mobilidade de renda nas regiões metropolitanas brasileiras Cadernos Metrópole, vol.
18, núm.
36, julio-diciembre, 2016, pp.
503-533 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402846273011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pobreza e mobilidade de renda nas regiões metropolitanas brasileiras* Poverty and income mobility in the Brazilian metropolitan regions Lilia Montali Luiz Henrique Lessa Resumo A questão da pobreza tem sido um dos principais temas na agenda pública da política brasileira e integra compromisso com as Metas do Milênio firmado no ano 2000.
A pobreza entendida como resultante de carências múltiplas vem se reduzindo enquanto resultado de um conjunto de políticas sociais e da retomada do crescimento econômico. O objeto deste ensaio é interrogar se a mobilidade de renda observada entre 2001 e 2012 (série Pnad-IBGE) é acompanhada de melhora em algumas das dimensões que possibilitam a elevação da condição de vida da população nas regiões metropolitanas e de mudanças que permitam a discussão de mobilidade social.
Constatou-se a mobilidade de renda, quando parcelas da população metropolitana se deslocam dos dois primeiros decís de renda per capita domiciliar para os subsequentes, e a persistência dos hiatos de acesso ao emprego, educação, saúde e serviços urbanos. Abstract The question of poverty has been one of the main topics on the Brazilian political agenda and is among the Millennium Development Goals, a document that was si...





Documentos relacionados