Pescadores artesanais da bacia de campos: a saúde pela perspectiva da insegurança alimentar Reportar como inadecuado




Pescadores artesanais da bacia de campos: a saúde pela perspectiva da insegurança alimentar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Moisés Machado ; Geraldo Márcio Timóteo ; Paulo Belchior Mesquita ;Cadernos Metrópole 2016, 18 36

Autor: Mauro Macedo Campos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402846273010


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Macedo Campos, Mauro; Machado, Moisés; Timóteo, Geraldo Márcio; Belchior Mesquita, Paulo Pescadores artesanais da Bacia de Campos: a saúde pela perspectiva da (in)segurança alimentar Cadernos Metrópole, vol.
18, núm.
36, julio-diciembre, 2016, pp.
481-501 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402846273010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pescadores artesanais da Bacia de Campos: a saúde pela perspectiva da (in)segurança alimentar Fishermen in Bacia de Campos: health from the perspective of food (in)security Mauro Macedo Campos Moisés Machado Geraldo Márcio Timóteo Paulo Belchior Mesquita Resumo Este artigo parte do pressuposto de que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é uma condição básica para uma vida saudável.
Alimentação regular, em quantidade suficiente e com qualidade, é o primeiro passo contra a morbidade ou os fatores que levam ao adoecimento e à morte.
A pesquisa de campo analisou as condições de SAN da população de pescadores artesanais de sete municípios localizados na Bacia de Campos.
Os achados são preocupantes.
Não condizem com os recursos recebidos pelos municípios, em termos de royalties e participações especiais, que se somam a outros repasses e fontes de arrecadação.
Chama à atenção a urgência de programas de abastecimento alimentar.
Os dados fazem parte do Projeto Pescarte, uma parceria entre UENF-Petrobras-Ibama. Abstract This article assumes that Food and Nutrition Security is a basic condition for a healthy life. Regular food in sufficient qua...





Documentos relacionados