Desigualdades intraurbanas em internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias em uma área da cidade de são paulo Reportar como inadecuado




Desigualdades intraurbanas em internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias em uma área da cidade de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Edelci Nunes Silva ;Cadernos Metrópole 2016, 18 36

Autor: Helena Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402846273009


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Ribeiro, Helena; Nunes Silva, Edelci Desigualdades intraurbanas em internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias em uma área da cidade de São Paulo Cadernos Metrópole, vol.
18, núm.
36, julio-diciembre, 2016, pp.
461-479 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402846273009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Desigualdades intraurbanas em internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias em uma área da cidade de São Paulo Intra-urban inequalities in hospitalizations for respiratory and circulatory diseases in an area of the city of São Paulo Helena Ribeiro Edelci Nunes Silva Resumo As dinâmicas existentes em áreas urbanas apresentam consequências à saúde, relacionadas aos determinantes sociais e ambientais, à promoção da saúde e à atenção primária.
O artigo mapeia e analisa as internações hospitalares por doenças respiratórias e circulatórias de idosos e respiratórias em crianças por distritos em área da cidade de São Paulo, comparando-as com a distribuição espacial do índice de desenvolvimento, da qualidade socioambiental, da presença de favelas, a partir de dados secundários públicos e do georreferenciamento com o programa ArcGis 9.2.
As internações por doenças do aparelho circulatório e respiratório em idosos apresentaram padrão socioespacial.
Maiores taxas estão relacionadas aos distritos com pior perfil socioambiental e baixo IDH e taxas menores estão associadas aos distritos com melhor perfil socioambiental e alto IDH.
N...





Documentos relacionados