O fgts e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências Reportar como inadecuado




O fgts e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cadernos Metrópole 2016, 18 35

Autor: Luciana de Oliveira Royer

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402844839002


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil de Oliveira Royer, Luciana O FGTS e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências Cadernos Metrópole, vol.
18, núm.
35, abril, 2016, pp.
33-51 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402844839002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O FGTS e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências FGTS and the market of real estate-backed securities: relationships and trends Luciana de Oliveira Royer Resumo O artigo pesquisa as relações entre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e os títulos creditícios de base imobiliária.
As contratações efetuadas com recursos do FGTS a partir de 2008 para compra de títulos de base imobiliária acabaram por alavancar o mercado desses títulos no país, constituindo-se em um mecanismo gerador de uma liquidez mínima para seu funcionamento.
A lógica do investimento nesses fundos é a lógica da valorização e do retorno do investimento, sem que exista necessariamente foco em uma política pública de habitação e desenvolvimento urbano voltada à universalização de direitos.
É discutida a disputa pelos recursos do fundo e seu papel como um player desse mercado, no contexto da inserção do Brasil no capitalismo financeirizado. Palavras-chave: financiamento habitacional; títulos creditícios de base imobiliária; FGTS; financeirização. Cad.
Metrop., São Paulo, v.
18, n.
35, pp.
33-51, abr 2016 hp:--dx.doi.org-10.1590-2236-9996.2016-3502 Abstract The article describes the relationships between the FGTS and real estate-back...





Documentos relacionados