Indústria naval brasileira e a crise recente: o caso do polo naval e offshore de rio grande rs Reportar como inadecuado




Indústria naval brasileira e a crise recente: o caso do polo naval e offshore de rio grande rs - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Aparecida Bridi ;Cadernos Metrópole 2017, 19 38

Autor: Ana Paula F. D’Avila

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402850409011


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil F.
D’Avila, Ana Paula; Bridi, Maria Aparecida Indústria naval brasileira e a crise recente: o caso do Polo Naval e Offshore de Rio Grande (RS) Cadernos Metrópole, vol.
19, núm.
38, enero-abril, 2017, pp.
249-268 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402850409011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Indústria naval brasileira e a crise recente: o caso do Polo Naval e Offshore de Rio Grande (RS) The Brazilian shipbuilding industry and the recent crisis: the case of Polo Naval and Offshore Rio Grande (state of Rio Grande do Sul) Ana Paula F.
D’Avila Maria Aparecida Bridi Resumo Este artigo analisa a reativação da indústria naval no Brasil na década de 2000 como resultado da política neodesenvolvimentista dos governos Lula e Dilma e que repercutiu imediatamente na criação de empregos e postos de trabalho no setor.
A partir da contextualização histórica dessa indústria no Brasil, com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sindicato Patronal (Sinval), bem como de entrevista com o sindicato dos trabalhadores (Stimmmerg) sobre emprego e sua dinâmica de contratação recente, constatamos que, embora essa atividade seja sazonal, caracterizada pela contratação por projetos (encomendas), a crise do emprego no período de 2015 encontra explicação no quadro político e jurídico que se instalou no Brasil. Abstract This article analyzes the reactivation of the shipbuilding industry in Brazil in the 2000s as a result of the ...





Documentos relacionados