Trabalhadores a ver navios: reflexões sobre o mercado de trabalho na indústria naval na região metropolitana do rio de janeiro Reportar como inadecuado




Trabalhadores a ver navios: reflexões sobre o mercado de trabalho na indústria naval na região metropolitana do rio de janeiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Robson Dias da Silva ;Cadernos Metrópole 2017, 19 38

Autor: Claudiana Guedes de Jesus

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402850409010


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Guedes de Jesus, Claudiana; Dias da Silva, Robson Trabalhadores a ver navios: reflexões sobre o mercado de trabalho na indústria naval na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Cadernos Metrópole, vol.
19, núm.
38, enero-abril, 2017, pp.
225-248 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402850409010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Trabalhadores a ver navios: reflexões sobre o mercado de trabalho na indústria naval na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Workers left in the lurch: thoughts on the shipbuilding labor market in the Rio de Janeiro Metropolitan Area Claudiana Guedes de Jesus Robson Dias da Silva Resumo Este artigo analisa a importância da região metropolitana do Rio de Janeiro no mercado de trabalho da indústria de construção naval brasileira, especialmente as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.
Destaca a desconcentração regional da indústria naval e a evolução do emprego nas diferentes fases de sua história, com foco no período recente de início de uma provável nova crise, além de caracterização do mercado de trabalho e descrição de uma provável nova crise a partir de 2014 nessa indústria.
A produção naval brasileira sempre foi concentrada no Sudeste, em especial no estado do Rio de Janeiro, berço do setor, historicamente detentor dos principais estaleiros e dos principais indicadores de produção e emprego. Abstract This papers aims to analyze the importance of the metropolitan area of Rio de Janeiro in the Brazilian shipbuilding labor market, espe...





Documentos relacionados