Contradições entre desenvolvimento, trabalho e espaço em tempos de crise: o caso do estado do rio de janeiro Reportar como inadecuado




Contradições entre desenvolvimento, trabalho e espaço em tempos de crise: o caso do estado do rio de janeiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Cadernos Metrópole 2017, 19 38

Autor: Hipólita Siqueira de Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=402850409008


Introducción



Cadernos Metrópole ISSN: 1517-2422 cadernosmetropole@outlook.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Siqueira de Oliveira, Hipólita Contradições entre desenvolvimento, trabalho e espaço em tempos de crise: o caso do estado do Rio de Janeiro Cadernos Metrópole, vol.
19, núm.
38, enero-abril, 2017, pp.
179-200 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=402850409008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Contradições entre desenvolvimento, trabalho e espaço em tempos de crise: o caso do estado do Rio de Janeiro Contradictions among development, labor and space in periods of crisis: the case of Rio de Janeiro Hipólita Siqueira de Oliveira* Resumo Em tempos de crise é comum se afirmar que os limites e as contradições dos modelos econômicos e políticos se revelam.
As crises recentes deságuam em pressões para redução de gastos públicos, aumento do desemprego e propostas de redução de direitos trabalhistas e sociais.
Argumenta-se, neste artigo, que as características e as contradições mais gerais do modelo de desenvolvimento nacional e de sua crise podem ser melhor observadas em suas dimensões espaciais e do trabalho.
Desse modo, o objetivo é examinar as transformações em tais dimensões no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, entre 2003 e 2016, tendo em vista haver grande articulação entre o ciclo nacional e o dessa Unidade da Federação.
A análise utiliza informações estatísticas do IBGE, sobretudo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio-Pnad. Abstract During periods of crisis, it is common to state that the limits and contradictions of economic and political models are revealed.
Re...





Documentos relacionados