Técnicas projetivas na avaliação de aspectos psicopatológicos da anorexia e bulimia Reportar como inadecuado




Técnicas projetivas na avaliação de aspectos psicopatológicos da anorexia e bulimia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Manoel Antônio dos Santos ;Psico-USF 2011, 16 2

Autor: Rodrigo Sanches Peres

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401041440007


Introducción



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil Sanches Peres, Rodrigo; dos Santos, Manoel Antônio Técnicas projetivas na avaliação de aspectos psicopatológicos da anorexia e bulimia Psico-USF, vol.
16, núm.
2, mayo-agosto, 2011, pp.
185-192 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401041440007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
2, p.
185-192, mai.-ago.
2011 185 Técnicas projetivas na avaliação de aspectos psicopatológicos da anorexia e bulimia Rodrigo Sanches Peres1 – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil Manoel Antônio dos Santos – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil Resumo O presente estudo teve como objetivo verificar a utilização de técnicas projetivas na avaliação de características psicopatológicas de pacientes com transtornos alimentares.
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, realizada a partir de buscas nas bases de dados LILACS e Banco de Teses-CAPES com o emprego dos descritores “anorexia” e “bulimia”.
As referências localizadas foram selecionadas, recuperadas na íntegra e submetidas a uma apreciação qualitativa, organizada em dimensões de análise específicas.
As principais características psicopatológicas reportadas foram: passividade, introversão e obsessividade, conflitos, tensões e angústias em relação à figura materna, grave distorção da imagem corporal e tendência à fusão nos relacionamentos interpessoais.
Evidenciou-se, ainda, o predomínio de delineamentos metodológicos incipientes.
Novas pesquisas envolvendo o emprego de técnicas projetivas no contexto dos transtornos alimentar...





Documentos relacionados