Construção e estudos psicométricos de uma escala de avaliação da impulsividade Reportar como inadecuado




Construção e estudos psicométricos de uma escala de avaliação da impulsividade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fabián Javier Marín Rueda ;Psico-USF 2011, 16 3

Autor: Ana Cristina Ávila-Batista

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401036087005


Introducción



Psico-USF ISSN: 1413-8271 revistapsico@usf.edu.br Universidade São Francisco Brasil Ávila-Batista, Ana Cristina; Marín Rueda, Fabián Javier Construção e estudos psicométricos de uma Escala de Avaliação da Impulsividade Psico-USF, vol.
16, núm.
3, diciembre, 2011, pp.
285-295 Universidade São Francisco São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=401036087005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-USF, v.
16, n.
3, p.
285-295, set.-dez.
2011 285 Construção e estudos psicométricos de uma Escala de Avaliação da Impulsividade Ana Cristina Ávila-Batista – Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil Fabián Javier Marín Rueda1 – Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil Resumo O trabalho teve como objetivo descrever a construção e os estudos psicométricos iniciais de uma escala para avaliação da impulsividade.
Para isso foram realizados três estudos com três amostras diferentes de alunos de um curso técnico em segurança pública do estado de Minas Gerais.
Em todos os casos, a análise da estrutura interna evidenciou a existência de quatro fatores.
A denominação dos fatores foi “Falta de concentração e de persistência”, “Controle cognitivo”, “Planejamento futuro” e “Audácia e temeridade”.
A análise de precisão por meio do alfa de Cronbach apresentou coeficientes considerados adequados.
Os resultados da pesquisa permitiram concluir que os objetivos iniciais do estudo foram alcançados, construindo a Escala de Avaliação da Impulsividade (EsAvI), que pode ser aplicada tanto em sua forma A quanto em sua forma B (EsAvI-A e EsAvI-B, respectivamente). Palavras-chave: Impulsividade, Testes psicológicos, Avaliação psicológica, Psicome...





Documentos relacionados