A formação médica nos cenários de prática extra-hospitalares Reportar como inadecuado




A formação médica nos cenários de prática extra-hospitalares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Autor: Vanessa Maia Rangel

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034017


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Rangel, Vanessa Maia A formação médica nos cenários de prática extra-hospitalares Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
645-648 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034017 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto NOGUEIRA, Maria Inês. Retratos da formação médica nos novos cenários de prática. São Paulo: Hucitec, 2013.
157p. | 1 Vanessa Maia Rangel | Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde da Comunidade.
Universidade Federal Fluminense.
Endereço eletrônico: vanessatufaha@hotmail.com 1 http:--dx.doi.org-10.1590-S0103-73312014000200017 O objetivo do livro de Nogueira, Retratos da formação médica nos novos cenários de prática, é mostrar, a partir de um exemplo de reforma curricular do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), como se dão as possibilidades de mudanças na formação médica contemplando um “olhar ampliado”.
A autora parte dos conceitos de estilo de pensamento biomédico para explicar o enfoque do olhar atual da medicina na doença-lesão e percorre o caminho de mudança que seria a abordagem integral do sujeito adoecido nas suas dimensões biopsicossociais ao ponto possível da reconstrução do modo de se fazer clínica.
Sua pesquisa se desenvolve, então, pela observação participante de uma nova disciplina chamada Trabalho de Campo Supervisionado, que tem a intenção de introduzir os alunos de maneira precoce em experiências de prática fora do ambiente hospita...





Documentos relacionados