Transumanismo e o futuro pós-humano Reportar como inadecuado




Transumanismo e o futuro pós-humano - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Clara Marques Dias ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 2

Autor: Murilo Mariano Vilaça

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834034002


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Vilaça, Murilo Mariano; Marques Dias, Maria Clara Transumanismo e o futuro (pós-)humano Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
341-362 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834034002 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Transumanismo e o futuro 341 (pós-)humano | 1 Murilo Mariano Vilaça, 2 Maria Clara Marques Dias | Resumo: O transumanismo é uma controversa perspectiva de investimento na transformação da condição humana.
Visando ao melhoramento biotecnológico da natureza humana, ele protagoniza o debate acerca do futuro (pós-)humano.
Na base da concepção transumanista está o investimento na biotecnociência como um modo de Iluminismo humanista de raízes biológicas.
O objetivo do artigo é analisar o debate sobre o futuro da humanidade.
Para tanto, apresentamos a perspectiva transumanista, ressaltando definições, características, valores e principais argumentos, analisando o conceito de natureza humana, pois ele é fundamental na polarizada discussão travada entre os transumanistas e bioconservadores.
Nossas principais conclusões apontam para a impertinência dessa polarização, bem como do uso do conceito de natureza humana e pós-humano para esclarecer o tema do melhoramento humano.
Assim, cumpre despolarizar o debate e apostar otimista e prudentemente no futuro biotecnológico.  Palavras-chave: transumanismo; natureza humana; pós-humano; biotecnologia; melhoramento humano. http:--dx.doi.org-10.1590-S0103-733120...





Documentos relacionados