Rede de atenção psicossocial: qual o lugar da saúde mental? Reportar como inadecuado




Rede de atenção psicossocial: qual o lugar da saúde mental? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Salete Bessa Jorge ; Túlio Batista Franco ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 1

Autor: Paulo Henrique Dias Quinderé

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834033014


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Dias Quinderé, Paulo Henrique; Salete Bessa Jorge, Maria; Batista Franco, Túlio Rede de Atenção Psicossocial: qual o lugar da saúde mental? Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
253-271 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834033014 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Rede de Atenção Psicossocial: 253 qual o lugar da saúde mental? | 1 Paulo Henrique Dias Quinderé, 2 Maria Salete Bessa Jorge, 3 Túlio Batista Franco | Resumo: A Reforma Sanitária brasileira propiciou maior aplicabilidade das ações locais, favorecendo o surgimento de experiências exitosas nos diversos setores da saúde.
Uma destas foi a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que subvertem a lógica da hierarquização do sistema de saúde e se organizam agregando os diferentes níveis de atenção à saúde.
Objetivou-se discutir as interações estabelecidas entre os níveis de complexidade do sistema de saúde na atenção à saúde mental e compreender a conformação da rede de atenção à saúde mental no município de Sobral-CE.
Trata-se de estudo do tipo qualitativo realizado na Rede de Atenção Integral à Saúde Mental desse município.
Os resultados demonstraram que os serviços de saúde mental em Sobral convivem com diferentes arranjos em rede, operando por uma diversidade de dispositivos de cuidado o que possibilita a negociação de projetos terapêuticos menos medicalizantes, embora se observe que permanece atenção especial...





Documentos relacionados