Diversificação agrícola em localidade rural do sul do brasil: reflexões e alternativas de cumprimento da convenção-quadro para o controle do tabaco Reportar como inadecuado




Diversificação agrícola em localidade rural do sul do brasil: reflexões e alternativas de cumprimento da convenção-quadro para o controle do tabaco - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Élida Azevedo Hennington ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 1

Autor: Deise Lisboa Riquinho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834033011


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Lisboa Riquinho, Deise; Azevedo Hennington, Élida Diversificação agrícola em localidade rural do Sul do Brasil: reflexões e alternativas de cumprimento da Convenção-Quadro para o controle do tabaco Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
183-207 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834033011 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Diversificação agrícola em localidade rural do Sul do Brasil: reflexões e alternativas de cumprimento da Convenção-Quadro para o controle do tabaco | 1 Deise Lisboa Riquinho, 2 Élida Azevedo Hennington | Resumo: A diversificação agrícola em áreas de cultivo do tabaco é uma das propostas da Convenção-Quadro, considerada o primeiro tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial da Saúde.
O objetivo deste estudo é evidenciar e discutir as dificuldades e potencialidades referentes à diversificação agrícola e substituição ao cultivo do tabaco entre representantes do Estado, de organizações da sociedade civil e da própria indústria, em região produtora do Sul do Brasil. Foi desenvolvido estudo do tipo etnográfico com realização de 42 entrevistas semiestruturadas, com famílias de agricultores e informantes-chave, além de observação participante das famílias, em localidade rural do estado do Rio Grande do Sul.
Há políticas públicas potencializadoras da diversificação, como crédito agrícola e assistência técnica, mas elas ainda não atingiram os fumicultores ...





Documentos relacionados