Estudo sobre dimensões da avaliação da estratégia saúde da família pela perspectiva do usuário Reportar como inadecuado




Estudo sobre dimensões da avaliação da estratégia saúde da família pela perspectiva do usuário - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carlos Eduardo Aguilera Campos ; Ana Laura Brandão ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 1

Autor: Verena Duarte Moraes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834033008


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Duarte Moraes, Verena; Aguilera Campos, Carlos Eduardo; Brandão, Ana Laura Estudo sobre dimensões da avaliação da Estratégia Saúde da Família pela perspectiva do usuário Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
127-146 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834033008 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Estudo sobre dimensões da avaliação da Estratégia Saúde da Família pela perspectiva do usuário | 1 Verena Duarte Moraes, 2 Carlos Eduardo Aguilera Campos, 3 Ana Laura Brandão | Resumo: A satisfação dos usuários é um dos componentes básicos da qualidade de qualquer serviço de saúde.
Tem sido crescente a incorporação desse aspecto em estudos avaliativos de unidades e equipes de Atenção Básica à Saúde.
No Brasil, esse processo ainda é incipiente, com poucos instrumentos disponíveis, adequados e validados.
O objetivo deste trabalho foi investigar as dimensões mais valorizadas pelos usuários.
Sua metodologia contou com a realização de dois grupos focais em duas unidades básicas de saúde (UBS) com contextos distintos para ampliar as possibilidades de resposta.
Foram feitas análise de conteúdo e categorização das falas em dimensões e subdimensões da satisfação.
Chegou-se a um total de 17 dimensões, sendo as mais citadas: 1) acesso e disponibilidade do serviço de saúde; 2) organização dos processos de trabalho; 3) relação com os profissionais de saúde; 4) longitudinalidade do cuidado e estabelecimen...





Documentos relacionados