Do programa de volta para casa à conquista da autonomia: percursos necessários para o real processo de desinstitucionalização Reportar como inadecuado




Do programa de volta para casa à conquista da autonomia: percursos necessários para o real processo de desinstitucionalização - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sandra Assis Brasil ;PhysisRevista de Saúde Coletiva 2014, 24 1

Autor: Sheila Silva Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400834033005


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Silva Lima, Sheila; Assis Brasil, Sandra Do Programa de Volta para Casa à conquista da autonomia: percursos necessários para o real processo de desinstitucionalização Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
24, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
67-88 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400834033005 Physis - Revista de Saúde Coletiva, ISSN (Versão impressa): 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Do Programa de Volta para Casa à conquista da autonomia: percursos necessários para o real processo de desinstitucionalização | 1 Sheila Silva Lima, 2 Sandra Assis Brasil | Resumo: O Programa de Volta para Casa (PVC) visa contribuir para a inserção social de pessoas que estiveram internadas ao menos dois anos ininterruptos em hospital psiquiátrico.
A pesquisa objetivou identificar o impacto desse programa, assim como do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para a efetivação das ações de desinstitucionalização.
Durante seis meses foram utilizadas técnicas de observação participante em duas Residências Terapêuticas localizadas em Salvador-BA, incluindo conversas informais com profissionais desses espaços e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que os administrava. Também foi realizada pesquisa documental em documentos oficiais referentes ao PVC.
Os dados observados no cotidiano das residências sugerem que há um processo de burocratização e pouca autonomia em torno do uso do dinheiro, além de faltarem estratégias efetivas para a produção do empoderamento dos beneficiários do PVC.
Observase a necessidade de um...





Documentos relacionados