A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas Reportar como inadecuado




A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

PhysisRevista de Saúde Coletiva 2015, 25 4

Autor: Fabio Fortunato Brasil de Carvalho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400844481009


Introducción



Physis - Revista de Saúde Coletiva ISSN: 0103-7331 publicacoes@ims.uerj.br Universidade do Estado do Rio de Janeiro Brasil Brasil de Carvalho, Fabio Fortunato A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas Physis - Revista de Saúde Coletiva, vol.
25, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
12071227 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=400844481009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas | 1 Fabio Fortunato Brasil de Carvalho | Resumo: No Brasil, as ações educativas em saúde para escolares estiveram presentes nos discursos oficiais a partir de 1889.
Atualmente, a temática é relevante, pois é inegável o papel da instituição em temas ligados à saúde.
O objetivo do artigo é analisar a entrada da saúde no espaço escolar através de ações do Programa Saúde na Escola (PSE), classificá-las como práticas pedagógicas e, a partir daí, verificar se elas se alinham com a perspectiva da promoção da saúde.
Para isso, são apresentadas cenas cotidianas das ações de saúde nas escolas para permitir a construção de um panorama.
Conclui-se que essas ações alteram a dinâmica escolar e que algumas delas se aproximam do conceito de promoção da saúde ao utilizarem determinadas estratégias.  Palavras-chave: promoção da saúde; práticas pedagógicas; saúde; escola. DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-S0103-73312015000400009 Doutorando em Ciências da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz; Ministério da Saúde.
Brasília-DF, Brasil.
Endereços eletrônicos: fabiofbcarvalho@gmail.com, fabio.carvalho@saude.gov.br 1 ...





Documentos relacionados