Modelos semióticos e estratégicos Reportar como inadecuado




Modelos semióticos e estratégicos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Galáxia 2005, 10

Autor: Juan Alonso Aldama

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641236006


Introducción



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Aldama, Juan Alonso Modelos semióticos e estratégicos Galáxia, núm.
10, diciembre, 2005, pp.
87-98 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399641236006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ALDAMA, Juan Alonso.
Modelos semióticos e estratégicos.
Revista Galáxia, São Paulo, n.
10, p.
87-98, dez.
2005. 87 Modelos semióticos e estratégicos1 Juan Alonso Aldama Resumo: Este artigo visa pensar a estratégia, que em sua origem era estritamente uma metodologia da ação, como modelo semiótico.
Para isso, toma como objeto a descrição literária da guerra de guerrilha praticada pelos árabes contra os turcos na sua histórica revolta contra o Império Otomano entre 1916 e 1918.
A hipótese é que o êxito da estratégia adotada pelos árabes deve-se ao rompimento da guerrilha com um programa narrativo clássico, no qual se reconhece claramente um sujeito e um percurso de busca por um objeto-valor.
Ao romper com um percurso narrativo canônico, o modelo de comportamento estratégico da guerrilha escapa à inteligibilidade e apela para o emocional.
A guerrilha manifesta-se, antes de tudo, como dispositivo tensivo: uma ameaça absoluta, constante e indefinida que pode ser melhor compreendida à luz de uma “semiótica dos acontecimentos”. Palavras-chave: semiótica da estratégia; guerrilha; percurso narrativo Abstract: Semiotic and strategic models – This article discusses the concept of strategy – whose origin was strictly a methodology of action – as a semiotic model.
To this end, it takes as its object a literary descri...





Documentos relacionados