Montagem e remontagem na produção audiovisual de guel arraes Reportar como inadecuado




Montagem e remontagem na produção audiovisual de guel arraes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Galáxia 2005, 9

Autor: Yvana Fechine

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641235008


Introducción



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Fechine, Yvana Montagem e remontagem na produção audiovisual de Guel Arraes Galáxia, núm.
9, junio, 2005, pp.
141-158 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399641235008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Montagem e remontagem na produção audiovisual de Guel Arraes YVANA FECHINE Resumo As minisséries O auto da Compadecida (1999) e A invenção do Brasil (2000), produzidas por Guel Arraes para a TV e, posteriormente, reeditadas e distribuídas como filme um ano depois de sua exibição pela Rede Globo, inauguraram uma nova lógica de produção no mercado audiovisual brasileiro.
A transformação dessas minisséries em filmes não pode, no entanto, ser pensada como adaptação, pois o que temos, a partir do mesmo material anteriormente gravado, é um processo de -remontagem-.
Haveria, então, um tipo de montagem inerente a tais produtos audiovisuais, pensados, já na origem, para o trânsito entre meios? O presente artigo discute a questão e propõe que o caminho encontrado por Guel Arraes para obter esses resultados do tipo “dois em um”, que “funcionam” tanto como programa de TV, quanto como filme, foi o apelo ao que descreveremos como -montagem em módulos-. Palavras-chave televisão, filme, montagem Abstract The TV series O auto da Compadecida (1999) and A invenção do Brasil (2000), produced by Guel Arraes, and reedited and distributed as film one year after their exhibition on Rede Globo, introduced a new logic of production into the Brazilian audiovisual market.
The transformation of these series into films c...





Documentos relacionados