O tradutor de estilos Reportar como inadecuado




O tradutor de estilos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Galáxia 2005, 9

Autor: TARCISIO D’ALMEIDA

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641235005


Introducción



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil D’ALMEIDA, TARCISIO O tradutor de estilos Galáxia, núm.
9, junio, 2005, pp.
203-208 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399641235005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O tradutor de estilos* POR TARCISIO D’ALMEIDA Considerado “guru dos estilos” e idealizador do conceito “supermercado de estilos”, o antropólogo Ted Polhemus é reticente quanto aos “roubos fashion” pela hegemônica indústria da moda e acredita na força e no poder da comunicação visual de estilos e comportamentos como formas de expressão humana. Na conturbada e agitada década de 1960, o antropólogo anglo-americano Ted Polhemus, 57, trocou os EUA pela Inglaterra, em especial, a ensolarada Califórnia (para onde os jovens costumavam ir) pela acinzentada e enevoada Londres.
Esse contexto político-histórico de busca pela liberdade ideológica da era hippie e expansão da moda com o surgimento do prêt-à-porter possibilitou ao pesquisador estudar antropologia na Temple University, na Filadélfia.
Em seguida, em Londres, desenvolveu seus estudos de mestrado sobre “Body Image and Adornment” (Imagem e Adorno do Corpo) na prestigiada University of London. O projeto de mapear as inter-relações entre corpo e estilo na concepção de moda e comportamento sempre norteou sua verve intelectual de um antropólogo comprometido com os fenômenos da atualidade, sobretudo os que decorrem a partir da contemporaneidade do século 20.
Publicou Fashion & Anti-fashion: anthropology of clothing and adornment (Thames & Hudson, 1979), Streetstyle: from side...





Documentos relacionados