O corpo do manifestante das jornadas de junho de 2013: a charge e o editorial da folha de são paulo Reportar como inadecuado




O corpo do manifestante das jornadas de junho de 2013: a charge e o editorial da folha de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Galáxia 2016, 33

Autor: Marcos Rogério Martins Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399648639012


Introducción



Galáxia E-ISSN: 1982-2553 aidarprado@gmail.com Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil Martins Costa, Marcos Rogério O corpo do manifestante das Jornadas de Junho de 2013: a charge e o editorial da Folha de São Paulo Galáxia, núm.
33, septiembre-diciembre, 2016, pp.
158-170 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399648639012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. O corpo do manifestante das Jornadas de Junho de 2013: a charge e o editorial da Folha de São Paulo Marcos Rogério Martins Costa Resumo: Em junho de 2013, as ruas foram tomadas por multidões que queriam grandes reformas econômicas, políticas e sociais.
O acontecimento foi nomeado como Jornadas de Junho. Nosso objetivo, neste trabalho, é compreender como o manifestante foi construído na e pela mídia impressa.
A partir da semiótica discursiva e da filosofia bakhtiniana, nosso objeto de estudo é o corpo discursivo do ator manifestante.
Como metodologia, recuperamos o processo de discursivização do ator manifestante em dois gêneros distintos: a charge e o editorial, ambos publicados no jornal Folha de São Paulo, em 13 de junho de 2015.
Como resultado, constatamos que os dois gêneros utilizam-se de diferentes estratégias discursivas para sustentar seu posicionamento axiológico sobre o ator manifestante. Palavras-chave: semiótica; charge; editorial. Abstract: The protester body of 2013 June Protests: the ch...





Documentos relacionados