Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares Reportar como inadecuado




Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sandra Figueiredo ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 79

Autor: Jorge Adelino Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538145002


Introducción



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Costa, Jorge Adelino; Figueiredo, Sandra Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
79, abril-junio, 2013, pp.
183-202 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538145002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares4 Jorge Adelino Costa* Sandra Figueiredo** Resumo O reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais.
A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares.
Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países.
Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional-pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos. Palavras-chave: Liderança educacional.
Quadros de referência.
Gestores escolares. OCDE. Perfo...





Documentos relacionados