A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas Reportar como inadecuado




A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: limitações e perspectivas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2013, 21 78

Autor: Nilma Santos Fontanive

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399538144005


Introducción



Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação ISSN: 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Santos Fontanive, Nilma A Divulgação dos Resultados das Avaliações dos Sistemas Escolares: limitações e Perspectivas Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
21, núm.
78, enero-marzo, 2013, pp.
83-100 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399538144005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Divulgação dos Resultados das Avaliações dos Sistemas Escolares: limitações e Perspectivas Nilma Santos Fontanive* Resumo O artigo vai discutir o impacto que os resultados das avaliações em larga escala podem ter na prática docente com vistas a promover ganhos de aprendizagem.
Os sistemas de avaliação de desempenho dos alunos, introduzidos no Brasil há quase duas décadas, apesar da enorme quantidade de dados coletados e divulgados, parecem não ter sido capazes de provocar as mudanças esperadas no cotidiano da relação professoraluno-aprendizagem.
São levantadas hipóteses de que os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas não compreendam adequadamente as tecnologias empregadas na avaliação dos estudantes e nos mecanismos e materiais utilizados na divulgação dos resultados e, assim, não são capazes de orientar a prática docente para corrigir os erros e as dificuldades apresentadas pelos alunos. O artigo também faz referência a algumas iniciativas realizadas por agentes públicos da educação para promover melhorias na aprendizagem, mediante a criação de materiais estruturados para alunos e professores, incluindo questões de avaliação e exercícios para os alunos....





Documentos relacionados