Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica Reportar como inadecuado




Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carlos Frederico B. Loureiro ;Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 2014, 22 83

Autor: Rodrigo Lamosa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399534054011


Introducción



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Lamosa, Rodrigo; Loureiro, Carlos Frederico B. Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol.
22, núm.
83, abril-junio, 2014, pp.
533-554 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=399534054011 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, ISSN (Versão impressa): 0104-4036 ensaio@cesgranrio.org.br Fundação Cesgranrio Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto 533 Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica PÁGINA ABERTA Agronegócio e educação ambiental: uma análise crítica Rodrigo Lamosa* Carlos Frederico B.
Loureiro** Resumo Desde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) passou a difundir o agronegócio por meio do programa de educação ambiental “Agronegócio na escola”, desenvolvido na rede pública de ensino de diversos municípios do estado de São Paulo.
Neste artigo, discutem-se, a partir da entrada de projetos de educação ambiental de organizações privadas nas escolas públicas, as implicações para as estratégias empresariais e para a comunidade escolar. A investigação se traduziu em um estudo de caso, cujo recorte se justifica à medida que a ABAG se insere em um conjunto de entidades empresariais que desenvolvem programas educacionais em escolas públicas.
A argumentação sustentada neste trabalho é que as escolas públicas e a educação ambiental, por meio de projetos empresariais, são utilizadas como espaço e instrumento de difusão da nova sociabilidade do patronato rural e da ideologia do desenvolvimento sustentável.
O artigo concluiu que é possível identificar que o programa garante el...





Documentos relacionados