Abordagem adaptativa aplicada ao planejamento agregado da produção sob incertezas Reportar como inadecuado




Abordagem adaptativa aplicada ao planejamento agregado da produção sob incertezas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Wagner Cezarino ;Production 2010, 20 1

Autor: Oscar Salviano Silva Filho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=396742038010


Introducción



Production ISSN: 0103-6513 production@editoracubo.com.br Associação Brasileira de Engenharia de Produção Brasil Silva Filho, Oscar Salviano; Cezarino, Wagner Abordagem adaptativa aplicada ao planejamento agregado da produção sob incertezas Production, vol.
20, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
114-126 Associação Brasileira de Engenharia de Produção São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=396742038010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Produção, v.
20, n.
1, jan.-mar.
2010, p.
114-126 doi: 10.1590-S0103-65132010005000001 Abordagem adaptativa aplicada ao planejamento agregado da produção sob incertezas Oscar Salviano Silva Filhoa,*, Wagner Cezarinob *oscar.salviano@cti.gov.br, CTI, Brasil wagner.cezarino@cti.gov.br, CTI, Brasil a, b Resumo Um problema de planejamento agregado da produção, com incertezas sobre a flutuação da demanda, é formulado através de um modelo de otimização estocástica, com critério quadrático e restrições lineares.
Dificuldades para encontrar uma solução ótima global para o problema levam à proposição de uma abordagem adaptativa de fácil implementação computacional que é baseada na formulação de um problema determinístico equivalente e que tem sua solução periodicamente revisada por meio de um procedimento clássico da literatura.
Um exemplo, em que o sistema de balanço de estoque está sujeito à forte e fraca variabilidade da demanda real, é empregado para analisar o comportamento da abordagem proposta.
Por fim, os resultados obtidos são comparados com outra abordagem subótima, cuja principal característica é não permitir revisões periódicas. Palavras-chave Controle de estoques.
Planejamento. Otimização. P...





Documentos relacionados