Marcadores genéticos de infecção e suscetibilidade a doenças em patologia diagnóstica e investigativa Reportar como inadecuado




Marcadores genéticos de infecção e suscetibilidade a doenças em patologia diagnóstica e investigativa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 2007, 43 3

Autor: Washington L. C. dos Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=393541935002


Introducción



Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial ISSN: 1676-2444 jbpml@sbpc.org.br,adagmar.andriolo@g mail.com Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial Brasil L.
C.
dos Santos, Washington Marcadores genéticos de infecção e suscetibilidade a doenças em patologia diagnóstica e investigativa Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, vol.
43, núm.
3, mayo-junio, 2007 Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=393541935002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL EDITORIAL J Bras Patol Med Lab • Volume 43 • Número 3 • junho 2007 Marcadores genéticos de infecção e suscetibilidade a doenças em patologia diagnóstica e investigativa Neste volume do JBP-ML estamos tendo a oportunidade de apresentar uma série de artigos que refletem a crescente ampliação da interface entre a patologia (diagnóstica e investigativa) e a biologia molecular.
Nesses artigos a biologia molecular aparece como ferramenta para a pesquisa de mecanismos de suscetibilidade a doenças(1, 3, 6) e para a identificação de agentes patológicos na rotina diagnóstica(2).
Neste fascículo temos dois artigos com focos nessas duas diferentes áreas de aplicação: um deles, intitulado “Associação do polimorfismo do gene da superóxido dismutase dependente de manganês (Ala-9Val) em homens e mulheres com câncer de mama”, examina a associação entre o polimorfismo do gene da superóxido dismutase dependente de manganês (MnSOD) e o câncer de mama.
O estudo examina 470 indivíduos, cem com câncer de mama.
A novidade é que 164 deles são do sexo masculino, 11 com câncer de mama.
Apesar ...





Documentos relacionados