A importância dos novos marcadores do metabolismo ósseo Reportar como inadecuado




A importância dos novos marcadores do metabolismo ósseo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 2007, 43 2

Autor: Adagmar Andriolo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=393541934001


Introducción



Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial ISSN: 1676-2444 jbpml@sbpc.org.br,adagmar.andriolo@g mail.com Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial Brasil Andriolo, Adagmar A importância dos novos marcadores do metabolismo ósseo Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, vol.
43, núm.
2, abril, 2007 Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=393541934001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL EDITORIAL J Bras Patol Med Lab • Volume 43 • Número 2 • abril 2007 A importância dos novos marcadores do metabolismo ósseo Observamos, nas últimas décadas, grande evolução no conhecimento da fisiologia do metabolismo ósseo e, conseqüentemente, significativa melhora no entendimento das doenças que afetam esse tecido. A aperfeiçoada compreensão da fisiopatologia dos distúrbios mais relevantes facilitou a aplicação de recursos laboratoriais para o diagnóstico, o estabelecimento do prognóstico e o acompanhamento da resposta terapêutica da maioria deles. Nesta edição do JBPML é apresentada uma revisão dos conhecimentos atuais dos métodos diagnósticos disponíveis para a detecção das doenças ósseas e suas peculiaridades: “Diagnóstico laboratorial e monitoramento das doenças osteometabólicas”, do professor-doutor José Gilberto Henriques Vieira. Entre as principais doenças osteometabólicas citadas se destacam a osteoporose, as hipercalcemias (incluindo o hiperparatireoidismo primário), o hiperparatireoidismo secundário (incluindo as deficiências de vitamina D) e a osteomalácia. A osteoporose, cuja incidência aumenta com a idade, já ...





Documentos relacionados