Pesquisa de clima organizacional como subsídio para melhoria da gestão das organizações Reportar como inadecuado




Pesquisa de clima organizacional como subsídio para melhoria da gestão das organizações - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Isaura Alberton de Lima ; Vanessa Ishikawa Rasoto ;Tourism & Management Studies 2013, 2

Autor: Cleonice Mendonça Pirolla

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388743875006


Introducción



Tourism & Management Studies ISSN: 2182-8458 tms-journal@ualg.pt Universidade do Algarve Portugal Mendonça Pirolla, Cleonice; Alberton de Lima, Isaura; Rasoto, Vanessa Ishikawa PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA MELHORIA DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Tourism & Management Studies, vol.
2, 2013, pp.
430-450 Universidade do Algarve Faro, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388743875006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO SUBSÍDIO PARA MELHORIA DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES ORGANIZATIONAL CLIMATE SURVEY AS A TOOL FOR IMPROVING THE ORGANIZATION MANAGEMENT Cleonice Mendonça Pirolla Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR cleonice@utfpr.edu.br Isaura Alberton de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR alberton@utfpr.edu.br Vanessa Ishikawa Rasoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná e FAE Centro Universitário vrasoto@hotmail.com RESUMO Atualmente os temas tecnologia, sustentabilidade, produtividade e inovação têm recebido destaque na estratégia das organizações, particularmente nos ambientes produtivos mais dinâmicos da sociedade. Percebe-se que, com frequência, estes ambientes têm negligenciado a variável mais importante de um empreendimento, as pessoas.
Esquece-se de que as transformações são resultantes das competências individuais, da qualificação, motivação e engajamento das mesmas para com os projetos institucionais. Na busca da melhoria contínua, diversos mecanismos são utilizados como fonte de levantamento e subsídios para a reorientação de processos, mudanças de atitudes e do planejamento da gestão.
O presente artigo investigou o papel da pesquisa de clima organiza...





Documentos relacionados