O mapa global de gestão. contributos para uma reflexão baseada nos modelos alemão e norueguês Reportar como inadecuado




O mapa global de gestão. contributos para uma reflexão baseada nos modelos alemão e norueguês - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Nelson António ;Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 2017, 16 1

Autor: Renato Lopes da Costa

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388551200005


Introducción



Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão ISSN: 1645-4464 revistas.indeg@iscte.pt ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Portugal Lopes da Costa, Renato; António, Nelson O mapa global de gestão.
Contributos para uma reflexão baseada nos modelos alemão e norueguês Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2017, pp.
65-81 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Lisboa, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388551200005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 4º Art - Renato Costa 6-2-40 05:17 Página 65 ARTIGOS O mapa global de gestão Contributos para uma reflexão baseada nos modelos alemão e norueguês por Renato Lopes da Costa e Nelson António RESUMO: A globalização dos mercados empresariais obriga a repensar as teorias de gestão existentes, exigindo-se mais do que nunca um mapa global mental aberto à diversidade cultural.
Estudar os modelos de gestão e a sua interação nos domínios da cultura organizacional e as consequentes implicações na eficácia das organizações, é hoje mais do que nunca algo pertinente.
É indispensável acompanhar os novos desenvolvimentos relacionados com os fenómenos de aprendizagem, de competência e, fundamentalmente, de conhecimento, não só prático e técnico, mas marcadamente diversificado sobre todas as outras culturas e mercados que nos constituem.
Este artigo tem um caráter teórico e tem como objetivo expor uma linha de reflexão assente na forma cultural de fazer gestão e pensar a estratégia, a partir do estudo do modelo híbrido da Bundesland e do modelo social escandinavo. Palavras-chave: Globalização; Mapa Global; Gestão; Cultura El mapa global de gestión Contribuciones a una reflexi...





Documentos relacionados