Relação entre presença de comitê de gestão de risco e desempenho econômico em empresas brasileiras Reportar como inadecuado




Relação entre presença de comitê de gestão de risco e desempenho econômico em empresas brasileiras - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maurício Leite ; Alini da Silva ; Marcia Zanievicz ; Francisco Carlos Fernandes ;Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão 2017, 16 1

Autor: Larissa Degenhart

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388551200002


Introducción



Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão ISSN: 1645-4464 revistas.indeg@iscte.pt ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Portugal Degenhart, Larissa; Leite, Maurício; da Silva, Alini; Zanievicz, Marcia; Fernandes, Francisco Carlos Relação entre presença de comitê de gestão de risco e desempenho econômico em empresas brasileiras Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol.
16, núm.
1, enero-abril, 2017, pp.
4-21 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Lisboa, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388551200002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1º Art - Larissa Degenhart 6-2-40 05:12 Página 4 ARTIGOS Relação entre presença de comitê de gestão de risco e desempenho econômico em empresas brasileiras por Larissa Degenhart, Maurício Leite, Alini da Silva, Márcia Zanievicz da Silva e Francisco Carlos Fernandes RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre desempenho econômico e a presença de comitê de gestão de risco em empresas brasileiras.
O estudo de natureza quantitativa utilizou a Medida da Entropia da Informação, o Método TOPSIS, e o Teste T para analisar os dados.
A população da pesquisa compreendeu as empresas listadas no IBrX-50 da BM&FBOVESPA e a amostra constitui-se de 41 empresas no período de 2010 a 2012.
Os resultados revelam que as empresas que possuem comitê de gestão de risco na estrutura de governança corporativa evidenciaram, no período analisado, média de desempenho econômico superior aquelas que não possuem tal comitê. Palavras-chave: Gestão de Risco; Comitê de Gestão de Risco; Desempenho Económico Larissa Degenhart lari_ipo@hotmail.com Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração, Fundação Unive...





Documentos relacionados