O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do instituto joanna briggs Reportar como inadecuado




O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do instituto joanna briggs - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rick Wiechula ; Anthea Court ; Craig Lockwood ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2010, II 12

Autor: Alan Pearson

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239959006


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Pearson, Alan; Wiechula, Rick; Court, Anthea; Lockwood, Craig O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs Referência - Revista de Enfermagem, vol.
II, núm.
12, marzo, 2010, pp.
123-133 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239959006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO (UICISA-dE) O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs1 Alan Pearson RN MSc PhD FAAG FRCN* Rick Wiechula RN BA BN MNSc Dnurs* Anthea Court* Craig Lockwood RN BN MNSc* Tradução de: Lúcia Marlene Macário Lopes** Sandra Maria Pereira dos Santos*** Resumo Abstract Cuidados de saúde baseados na evidência, tal como são concebidos actualmente, baseiam-se na visão de que as decisões clínicas devem ser fundamentadas na melhor evidência cientí ca disponível, reconhecendo, contudo, a preferência do paciente, o contexto de cuidados de saúde e o julgamento do clínico.
O debate em curso sobre a natureza da evidência para a prática, em todas as pro ssões da área da saúde, é in uenciado pela experiência prática diária dos clínicos, os quais, ao utilizar a evidência, asseuram a existência de diversas fontes baseadas e não-baseadas na investigação da evidência e que o processo de prática baseada na evidência deve ser inserido num contexto mais amplo fundamentado na prática; reconhece diferentes bases de evidência e é direccionado à melhoria da saúde global nos diferentes e vastos contextos da prática. Apresentamos um quadr...





Documentos relacionados