A antiga escola de enfermagem dr. ângelo da fonseca e a direcção geral dos desportos do centro, na promoção das actividades de natação em coimbra Reportar como inadecuado




A antiga escola de enfermagem dr. ângelo da fonseca e a direcção geral dos desportos do centro, na promoção das actividades de natação em coimbra - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

ReferênciaRevista de Enfermagem 2010, II 12

Autor: Nídia Salgueiro

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239959001


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Salgueiro, Nídia A antiga Escola de Enfermagem Dr.
Ângelo da Fonseca e a Direcção Geral dos Desportos do Centro, na promoção das actividades de natação em Coimbra Referência - Revista de Enfermagem, vol.
II, núm.
12, marzo, 2010, pp.
113-120 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239959001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto HISTÓRIA E MEMÓRIA A antiga Escola de Enfermagem Dr.
Ângelo da Fonseca e a Direcção Geral dos Desportos do Centro, na promoção das actividades de natação em Coimbra Nídia Salgueiro* Nota do Editor A Escola de Enfermagem Dr.
Ângelo da Fonseca era a mais antiga Escola de Enfermagem Portuguesa, criada em 1981 pelo médico e académico Costa Simões.
Em 2004 esta Escola funde-se com outra existente em Coimbra, a Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto e constituem a actual Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. O texto de história de vida que seguidamente se apresenta é descrito na primeira pessoa, por uma Professora aposentada da Escola de Enfermagem Dr.
Ângelo da Fonseca.
A autora relata factos e caracteriza personagens, que na época contribuíram com o seu entusiasmo e empenho para a promoção de uma iniciativa desportiva relevante para jovens e adultos.
É preciso compreender que na altura, a preocupação com o exercício e a actividade física, enquanto meio preventivo de doenças, não era ainda uma prioridade de saúde e de educação. Deste modo, estas iniciativas tinham essencialmente uma função de aprendizagem, ocupação e convívio e dependiam de incitativ...





Documentos relacionados