Programa de terapia de remotivação em idosos in-stitucionalizados: estudo piloto Reportar como inadecuado




Programa de terapia de remotivação em idosos in-stitucionalizados: estudo piloto - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Verónica Gomez ; Catarina Teixeira ; Óscar Ribeiro ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Autor: Lia Araújo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964019


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Araújo, Lia; Gomez, Verónica; Teixeira, Catarina; Ribeiro, Óscar Programa de Terapia de Remotivação em idosos in-stitucionalizados: estudo piloto Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
103-111 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO Programa de Terapia de Remotivação em idosos institucionalizados: estudo piloto Remotivation Therapy Program for institutionalized elders: pilot study Programa de Terapia de Remotivación para adultos mayores institucionalizados: estudio piloto Lia Araújo*; Verónica Gomez**; Catarina Teixeira***; Óscar Ribeiro **** Resumo O desenvolvimento da Terapia de Remotivação na intervenção gerontológica, apesar de recente, tem vindo a demonstrar um impacto positivo, tanto em idosos com demência leve com algum comprometimento funcional e cognitivo, como em idosos autónomos e independentes.
As experiências reportadas apontam para uma melhoria da interação entre indivíduos, o que contribui para a sua integração social e aumento da autoestima.
Este artigo procura analisar os benefícios de um Programa de Terapia de Remotivação para idosos institucionalizados (ProTR), aos níveis da sintomatologia depressiva, ânimo e participação.
Os sujeitos foram 14, divididos em duas condições: grupo experimental (que participou nas sessões do ProTR) e grupo de controlo (sem intervenção).
Os instrumentos utilizados foram a Escala Geriátrica de Ânimo, a Escala de Depressão Geri...





Documentos relacionados