Implicações da mastectomia na sexualidade e imagem cor-poral da mulher e resposta da enfermagem perioperatória Reportar como inadecuado




Implicações da mastectomia na sexualidade e imagem cor-poral da mulher e resposta da enfermagem perioperatória - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Mafalda Fernandes ; Luís Oliveira ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Autor: Patrícia da Assunção Fonseca Moniz

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964015


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Fonseca Moniz, Patrícia da Assunção; Fernandes, Ana Mafalda; Oliveira, Luís Implicações da mastectomia na sexualidade e imagem cor-poral da mulher e resposta da enfermagem perioperatória Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
163-171 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO TEÓRICO Implicações da mastectomia na sexualidade e imagem corporal da mulher e resposta da enfermagem perioperatória Implications of mastectomy for women’s sexuality and body image and the response of perioperative nurses Implicaciones de la mastectomía en la sexualidad y en la imagen corporal de la mujer y la respuesta por parte de la enfermería perioperatoria Patrícia da Assunção Fonseca Moniz*; Ana Mafalda Fernandes**; Luís Oliveira*** Resumo Para a maioria das mulheres o cancro da mama e a sua frequente amputação fomenta o desenvolvimento de consequências negativas na sua imagem corporal e, por conseguinte, na sua sexualidade.
A mama está intimamente relacionada com a identidade feminina, a maturidade, a sexualidade e a maternidade, pelo que o impacto da mastectomia nas mulheres parece ser evidente, emergindo desafios para a enfermagem perioperatória.
Neste sentido, elaboramos este artigo cujo principal objetivo foi integrar e analisar dados de estudos realizados, contribuindo para uma melhor compreensão da conjuntura atual e promovendo a crescente qualidade dos cuidados prestados.
Para o efeito, a pesquisa foi realizada nas seguin...





Documentos relacionados