Funções e condições de trabalho de um enfermeiro no hospital de s. josé meados do século xix Reportar como inadecuado




Funções e condições de trabalho de um enfermeiro no hospital de s. josé meados do século xix - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Margarida Vieira ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Autor: Carlos Lousada Subtil

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964013


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Lousada Subtil, Carlos; Vieira, Margarida Funções e condições de trabalho de um enfermeiro no Hospital de S.
José (meados do século XIX) Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
181-190 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto HISTÓRIA E MEMÓRIA Funções e condições de trabalho de um enfermeiro no Hospital de S.
José (meados do século XIX) Functions and working conditions of a nurse at the Hospital de S.
José (mid-19th century) Funciones y condiciones de trabajo de un enfermero en el Hospital de S.
José (a mediados del siglo XIX) Carlos Lousada Subtil*; Margarida Vieira** Resumo Os enfermeiros portugueses possuem hoje diversos instrumentos e meios que regulam o exercício profissional.
Todavia, a consolidação do processo identitário obriga a um esforço de clarificação das práticas e dos contextos da profissão em períodos históricos anteriores, nomeadamente no período da monarquia constitucional. Pretende-se contribuir para o esclarecimento do estatuto profissional e social do enfermeiro contido no Regulamento do Hospital de S.
José, de 21 de janeiro de 1851. Procedeu-se à consulta e análise daquele regulamento e da Coleção de Orçamentos de Estado (1836-1862), segundo a metodologia da análise histórica. Apresentam-se aspetos do ambiente físico e económico do hospital, a posição do grupo dos enfermeiros em relação aos outros empregados, a organização do dia-a-dia nas enfermarias e as funções dos di...





Documentos relacionados