Dados de medida de fator de impacto das revistas científicas Reportar como inadecuado




Dados de medida de fator de impacto das revistas científicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Susana Branca ; Manuel Rodrigues ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Autor: Maria João Portugal

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964007


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal João Portugal, Maria; Branca, Susana; Rodrigues, Manuel Dados de medida de fator de impacto das revistas científicas Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
212-215 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO (UICISA-E) Dados de medida de fator de impacto das revistas científicas Measurement data on the impact factor of scientific journals Datos de medición del factor de impacto de las revistas científicas Maria João Portugal* Susana Branca** Manuel Rodrigues*** Resumo A avaliação da “importância” de artigos científicos, na sua área de inclusão (fator de impacto), tornou-se fundamental ao longo dos tempos. Este texto tem como objetivo, apresentar e explicar como se calcula o fator de impacto, assim como apresentar as limitações que lhe são inerentes, a sua comparação interdisciplinar e a sua evolução, relativamente às revistas científicas de enfermagem.
Para isso, recorreu-se à pesquisa em bases de dados e à consulta do Journal Citation Reports, indexado à Science Citation Index, onde todos os anos são divulgados os valores do fator de impacto de revistas científicas de todo o mundo. A classificação QUALIS e a inclusão de revistas científicas em bases de dados de divulgação internacional são apontadas como preponderantes para a inclusão do fator de impacto nas mesmas. Palavras-chave: fator de impacto; bibliometria; classificação; bases de dados de citações. Abstract Resume...





Documentos relacionados