A transição no transplante hepático – um estudo de caso Reportar como inadecuado




A transição no transplante hepático – um estudo de caso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lídia Filomena Soares Vieira Rodrigues ; Isabel Maria Gomes Pereira ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Autor: Liliana Andreia Neves da Mota

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964003


Introducción



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Neves da Mota, Liliana Andreia; Soares Vieira Rodrigues, Lídia Filomena; Gomes Pereira, Isabel Maria A transição no transplante hepático – um estudo de caso Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
19-26 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO A transição no transplante hepático – um estudo de caso The transition in liver transplantation – a case study La transición en el trasplante hepático - un estudio de caso Liliana Andreia Neves da Mota* Lídia Filomena Soares Vieira Rodrigues** Isabel Maria Gomes Pereira*** Resumo Contexto: as transições de saúde-doença são uma dimensão importante da prática de enfermagem.
É com a ajuda à pessoa na vivência de transições saudáveis que os enfermeiros podem ser verdadeiramente significativos.
O doente transplantado hepático vive, durante o período pós-transplante, uma enorme necessidade de adaptação à nova condição.
Objetivos: operacionalizar a teoria de Médio alcance de Meleis à vivência de uma transição saúde-doença de um doente numa situação de transplante hepático, em contexto de hepatite fulminante. Metodologia: estudo de caso operacionalizando a teoria de Médio alcance de Meleis a uma situação concreta.
Neste sentido, foi efetuada uma análise aos registos eletrónicos de enfermagem, assim como uma entrevista semiestruturada ao doente selecionado por conveniência para o estudo de caso.
Discussão: a teoria de médio alcan...





Documentos relacionados