A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científico Reportar como inadecuado




A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2006, 13 2

Autor: Arthur Arruda Leal Ferreira

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137989002


Introducción



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Arruda Leal Ferreira, Arthur A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científico História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
13, núm.
2, abril-junio, 2006, pp.
227-238 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386137989002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A PSICOLOGIA COMO SABER MESTIÇO A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científicos Psychology as mestizo knowledge: the multiintersection of social practices and scientific concepts FERREIRA, A.
A.
L.: A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científicos. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.
13, n.
2, p.
227-38, abr.-jun.
2006. A meta deste trabalho é a utilização de alguns conceitos do antropólogo das ciências Bruno Latour visando pensar de modo positivo o conjunto das psicologias em sua dispersão. Não se buscará o julgamento das psicologias em termos da sua cientificidade, mas o entendimento das condições que conduzem a essa dispersão.
Para tal, serão expostos alguns conceitos de Latour como o de Sistema Circulatório da Ciência (especificando as condições ou os circuitos internos e externos que tornam a ciência possível) e o de Constituição Moderna (fundada na tentativa de separação entre entes naturais e humanos).
Esses conceitos ajudariam a pensar não apenas a especificidade do saber psicológico, como também as suas condições de possibilidade históricas, e efeitos de subjetivação con...





Documentos relacionados