Errata Reportar como inadecuado




Errata - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2006, 13 1

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137982018


Introducción



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil ERRATA História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
13, núm.
1, enero-marzo, 2006, p.
201 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386137982018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O CAMPO DAS PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL tre-se nas práticas terapêuticas ditas ‘alternativas’ ou ‘complementares’, que a autora optou por não abordar, mas das quais os atores estudados claramente se diferenciam, sendo parte do mainstream da produção acadêmica biomédica.
Quanto a este último aspecto, é digna de nota a baixa permeabilidade da prática médica aos medicamentos naturais, também apontada pela autora como obstáculo a ser superado.
Mas aqui reside talvez outra questão importante para a pesquisa: para além das barreiras industriais, a baixa interação do campo pesquisado com médicos e-ou epidemiologistas pode também ter desempenhado um papel, além das barreiras industriais, na limitada aceitação, ainda hoje, desse tipo de medicamento.
Mais do que mudanças na formação profissional do médico, corretamente apontadas pela autora, esta lacuna demandaria estratégias efetivas de incorporação desses quadros ao próprio campo tecnocientífico por ela estudado.
Esta é na verdade uma questão estratégica em vários níveis, uma vez que a participação em ‘pesquisas’ patrocinadas pela indústria farmacêutica é uma de suas principais estratégias mercadológicas para estabelecer e manter sua dominância. Em suma, ao retratar um exemplo específico e bem delimitado de estabelecimento de um campo técnico-científico no Brasil ...





Documentos relacionados