Toxicidade e produção de maçãs no sul do brasil Reportar como inadecuado




Toxicidade e produção de maçãs no sul do brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2010, 17 1

Autor: Jó Klanovicz

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138048005


Introducción



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Klanovicz, Jó Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
17, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
67-85 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386138048005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil KLANOVICZ, Jó.
Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.1, jan.-mar.
2010, p.67-85. Resumo Toxicidade e produção de maçãs no sul do Brasil Toxicity and apple production in southern Brazil Explora as conexões entre uma polêmica apreensão de maçãs contaminadas no sul do Brasil, em 1989, e as reações da indústria da maçã às notícias da imprensa sobre o uso do agrotóxico nas plantações brasileiras. A problemática está inserida em análise mais ampla da ideia de toxicidade e de ‘perigo’, que começa a invadir os domínios público e privado quanto ao consumo de alimentos mais sadios e à ‘segurança alimentar’.
Afirma que as respostas dos pomicultores ao problema seriam mais bem entendidas com a leitura histórica das interações entre a biologia da macieira, a agroecologia dessa monocultura e estruturas, atores e discursos que envolvem coletivos humanos e não humanos na região produtora de maçãs. Palavras-chave: história ambiental, toxicidade, produção de maçãs; região Sul do Brasil. Abstract: Jó Klanovicz Professor colaborador do Departamento de História-Universidade Federal de Santa Catarina Rua João Pio Duarte Silva, 576, bl.A,...





Documentos relacionados