Sport, medicina e arte: a ‘ciência encantada’ do corpo nas obras de thomas eakins Reportar como inadecuado




Sport, medicina e arte: a ‘ciência encantada’ do corpo nas obras de thomas eakins - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fabio de Faria Peres ;História, Ciências, SaúdeManguinhos 2010, 17 1

Autor: Victor Andrade de Melo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138048003


Introducción



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Andrade de Melo, Victor; de Faria Peres, Fabio Sport, medicina e arte: a ‘ciência encantada’ do corpo nas obras de Thomas Eakins História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
17, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
33-50 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386138048003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sport, medicina e arte MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria.
Sport, medicina e arte: a ‘ciência encantada’ do corpo nas obras de Thomas Eakins.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.1, jan.-mar.
2010, p.33-50. Sport, medicina e arte: a ‘ciência encantada’ do corpo nas obras de Thomas Eakins Sport, medicine and art: the ‘enchanted science’ of the body in the works of Thomas Eakins Resumo Analisa as representações de esporte e medicina na produção do artista norteamericano Thomas Eakins, um dos mais influentes e originais dos Estados Unidos na transição dos séculos XIX e XX.
Parte do pressuposto de que Eakins conseguiu traduzir esteticamente um emaranhado de representações relacionadas à modernidade, entre as quais o prelúdio da relação íntima, e na época ainda sui generis, entre prática esportiva, saúde e medicina, intermediado pela ideia de espetáculo.
Espera-se que este estudo seja mais um contributo para a promoção do que temos chamado de uma arqueologia social do esporte, uma prospecção de sua presença por entre as redes e teias sociais. Palavras-chave: história do esporte; história da saúde; história da medicina; artes plásticas; Thomas Eakins (18441...





Documentos relacionados